Quem somos

Clique na imagem acima e conheça um pouco mais sobre a história do cursinho.

Aprovados

Clique na imagem acima e confira quem foram os nossos aprovados nos últimos anos.

"Tamo Lá"

Clique na imagem e leia a segunda edição de 2015 do jornal do Esperança.

Provas anteriores

Clique na imagem acima e tenha acesso às últimas provas do vestibular da UFRGS.


sábado, 23 de novembro de 2013

UFRGS aprova adesão parcial ao Sisu

30% das vagas de ingresso em 2015 serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação

Decisão é válida para ingresso em 2015 - Foto: Ramon Moser

A partir de 2015, a UFRGS adotará o Sistema de Seleção Unificada (Sisu/ MEC) como forma de ingresso de novos alunos.  Serão destinados 30% das vagas para essa modalidade de ingresso, que também respeitará as reservas do Programa de Ações Afirmativas. O Sistema está baseado na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Na manhã de hoje, o Conselho Universitário (CONSUN) aprovou o parecer de uma Comissão Especial, formada por conselheiros do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CEPE e do CONSUN, presidida pela professora Simone Valdete dos Santos. A comissão reuniu-se semanalmente desde fins de agosto deste ano, realizando sete sessões oitivas, em que participaram entidades representativas de estudantes, docentes, técnico-administrativos, além de órgãos administrativos da Universidade, do Conselho Estadual de Educação e de responsáveis de outras universidades que aderiram ao Sistema.

O parecer aprovado, com três abstenções, prevê a adesão ao Sisu, reservando os 30% e mantendo os 70% restantes das vagas a serem preenchidas pelo Vestibular da UFRGS. Será exigida, para aprovação na UFRGS, aos candidatos inscritos nos 30% de vagas Sisu, a pontuação no ENEM de, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame, e, no mínimo, de 500 pontos na redação. Serão mantidas as provas específicas para os cursos que as exigem.

O parecer reforça a necessidade de constituição de um Plano de Assistência Estudantil específico, considerando a demanda potencial de novos estudantes de fora de Porto Alegre, recomenda a instituição de uma Comissão de Avaliação e Monitoramento das formas de ingresso e das necessidades de atendimento estudantil. Outro ponto, este acrescido na reunião de hoje, estabelece necessidade da UFRGS divulgar tempestivamente a recomendação de que todos os estudantes interessados em ingressar na Universidade realizem o ENEM.

Na avaliação do reitor Carlos Alexandre Netto, a aprovação “Foi bastante madura, o que está expresso na votação praticamente unanime e nas intervenções dos conselheiros, todos a favor do parecer. A adesão foi muito bem discutida pela comissão, que ouviu vários atores e todos os segmentos da Universidade, expressando o que a UFRGS pensa sobre seu ingresso. É importante diversificar as formas de ingresso e agora, a partir de 2015, teremos 30% pelo Sisu”, comentou.

Caberá, agora, ao CEPE discutir as demais disposições como o peso relativo das disciplinas do ENEM em cada curso e a distribuição das vagas de acordo com as reservas das Ações Afirmativas. Não foi alterada a participação da nota do ENEM no Vestibular da UFRGS, permanecendo como uma décima nota, com peso 2.